Aveirenses Ilustres

Aveirenses Ilustres – Edição da Junta de Freguesia de Vera Cruz | Coordenação Científica Divisão de Mudeus e Património Histórico, Ana Gomes | Coordenação de Edição Divisão de Bibliotecas e Arquivo, Madalena Pinheiro e Carla Serôdio | Pesquisa Científica / Pesquisa Comunicadores Divisão de Museus e Património Histórico, Margarida Ribeiro.

Do Ovo ao Poleiro

Do Ovo ao Poleiro traz lições de vida que as crianças precisam de vivenciar e os pais não devem ignorar.
Aprender sobre o funcionamento das leis da Natureza torna-se uma poderosa ferramenta para entender com profundidade as maravilhas da vida. Esse entender profundo faz-se entusiasmo e através dele nasce no íntimo um sentido de deslumbramento genuíno para com o mistério das coisas singelas da vida.
Com os pintainhos, a mãe galinha, e até com a doninha, o milhafre e as outras personagens aprendemos como na vida tudo tem um tempo certo para acontecer, que as dificuldades preparam para a vida, que para se ser bom não basta não ser mau e que as galinhas – como tudo o resto – não obedecem a vontades mas às leis da Natureza.

Palabras co bento no leba

Palabras co bento no leba é uma edição de autor do escritor Domingos Freire Cardoso. É mais uma obra deste autor ilhavense, na qual tivemos o grande prazer de colaborar. Segundo o autor: Antes da uniformização da linguagem através dos meios da comunicação social o Povo exprimia-se de forma própria e genuína moldada através dos tempos. Neste livro reúno algumas dessas formas de linguajar e outras memórias em jeito de simples mas sentida homenagem à Língua e ao Povo de que faço parte. Bem-haja!

Aveiro – Ruta del Bairro da Beira Mar

Duas residentes no distrito de Aveiro, embora não naturais, Suzana Caldeira e Suzana Nobre decidiram juntar-se e escrever um livro sobre Aveiro, mais concretamente sobre o Bairro da Beira-Mar. Trata-se de um guia da cidade, focado no Bairro da Beira-Mar em formado de rota de descoberta. Este é o numero 1 da recém criada coleção: “Descobrir Aveiro”, em que cada livro tratará um Bairro ou Temática especifica do distrito de Aveiro. É um projeto de autoedição, em que as autoras assumiram todas as etapas do projeto criativo e assumindo sós todo o custo e risco de edição. Decidiram avançar sem apoios nem patrocínios porque acreditam no projeto. Esta é a versão em espanhol.

Pedras sem tempo

Pedras sem tempo do cemitério de Ílhavo é uma edição de autor do escritor Domingos Cardoso. Foi no dia 1 de novembro de 2009, no decorrer na tradicional romagem ao cemitério do Dia de Todos os Santos, que Domingos Freire Cardoso teve a ideia de escrever um livro sobre o Cemitério de Ílhavo, um espaço “sobre o qual ninguém se debruçou para o estudar”. “O cemitério é um bem de todos e, como tal, precisa de ser estudado, preservado e entendido”, afirma o autor. O livro também surgiu como “uma homenagem aos antepassados que lá estão sepultados e também às pessoas que criaram o cemitério e contribuíram para o seu melhoramento”.

O Mistério do Patinho Desaparecido

“Irei até onde a imaginação me levar.” É com esta premissa que Ana Luísa Carrola, a autora deste livro, propõe lançar-se no mundo da escrita. Curiosa, sonhadora e criativa por natureza, Ana Luísa transcreve para o papel aquilo que a sua alma de criança lhe vai ditando naquele preciso momento. A Officina Digital foi a empresa escolhida para ajudar a dar corpo às “Aventuras da Mia”.

Por ti me perdi

Edição de autor do escritor Mateus da Pena, Por ti me Perdi tem uma escrita que não pára de nos surpreender, arrastado-nos para dentro das vivências da época de guerra colonial, fazendo-nos mergulhar como se nelas tivéssemos participado.

Azulejos Holandeses na Casa do Paço

Livro editado pela Câmara Municipal da Figueira da Foz e de autoria da Drª Inês Pinto. Apesar da riqueza histórica deste palácio e da importância do seu espólio azulejar, o legado deste monumento é ainda desconhecido de muitos, sendo mais conhecido no estrangeiro do que em Portugal, situação que esperamos mudar com a realização deste trabalho.